-
Arquitetos: Estudio Carme Pinós
- Área: 75 m²
- Ano: 2013
-
Fabricantes: AYUSO, Ternium
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste num pequeno pavilhão de descanso situado frente a uma espetacular vista do Barranco do Rio Dulce, em Guadalajara, anexo de algumas quadras e um campo de equitação.
Queríamos que o pavilhão fosse aberto para as vistas e ao entorno, mas ao mesmo tempo, que tivesse uma imagem de solidez em consonância com os muros de pedra que se encontram no local.
O edifício é resolvido em três módulos que contém o programa que requer mais intimidade: o banheiro, um pequeno dormitório para a siesta e a cozinha, que se abre para a copa. Estes módulos são rotacionados na topografia, sendo a chaminé o ponto central. Este movimento, dá lugar a espaços mais abertos como a copa, a sala de estar e o estúdio.
A estrutura é composta por vigas de madeira que seguem a direção da máxima longitude, algo que parece a princípio ilógico, mas que explica bem a rotação dos módulos e proporciona uma sensação de amplitude. Desde o exterior do pavilhão ele é visto como opaco e pequeno, no entanto, desde seu interior o efeito é contrário, de amplitude e transparência.
Neste projeto buscou-se um efeito de atemporalidade e conforto. A boa sintonia com o cliente nos levou a desenhar até o último detalhe, incluindo todo o mobiliário, exceto as cadeiras e luminárias.